- O objectivo é promover sinergias entre as comunidades empresariais e científicas da Galiza e do norte de Portugal para criar novas oportunidades de emprego e negócios.
- Mais de cinquenta pessoas já se inscreveram para as reuniões B2B.
- Os interessados em participar no evento podem inscrever-se gratuitamente no formulário disponível no website do Sherpa do Mar.
Vigo, 24 de setembro de 2021 .- De 28 a 30 de Setembro, Sherpa do Mar realizará o II Encontro Universidade-Empresa em formato online, que reunirá peritos líderes da Galiza e do Norte de Portugal em pescas, aquacultura e alterações climáticas, bem como encontros Business to Business (B2B) abertos a empresas, à comunidade de investigação e a particulares.
O objectivo da conferência é criar um ponto de encontro entre a comunidade de investigação e o mundo empresarial para promover a transferência de conhecimentos como fonte de melhoria da competitividade no sector marinho-marítimo da Euroregião Galiza-Norte de Portugal. Também se pretende encorajar a procura de novas oportunidades, mercados e canais de negócios ou colaboração, bem como a aproximação do mundo empresarial e da sociedade à comunidade científica.
Neste sentido e durante as reuniões B2B, nas quais mais de cinquenta pessoas já se inscreveram, os participantes terão a oportunidade de reunir com gestores dos gabinetes de transferência de conhecimentos e tecnologia das três universidades galegas, da Universidade do Porto e do centro de investigação CIIMAR. Poderão ainda consultar as tendências em ciência e tecnologia e os resultados da investigação aplicáveis ao mercado.
O dia principal do evento terá lugar na quarta-feira 29 e abordará questões como a sustentabilidade ambiental, energética e produtiva do sector, tendo o empreendedorismo e a inovação como eixo central.
Joana Resende, Vice-Reitora da Universidade do Porto para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento, será a responsável pela abertura do evento, que contará com oradores como Isabel Sousa Pinto, professora do Departamento de Biologia da Universidade do Porto, que falará sobre «Aquacultura e restauração dos ecossistemas marinhos para combater as alterações climáticas»; Rosa Chapela, coordenadora da Área de Socioeconómica das Pescas do Centro Tecnológico del Mar -CETMAR-, que se concentrará na participação do sector das pescas em projectos europeus; Carlos Pereira, director do Instituto de Aquacultura da USC, que fornecerá as chaves para uma interação universidade-empresa eficaz; Francisco Arenas, investigador principal da equipa de Ecologia Bentónica do CIIMAR, que falará sobre «As últimas florestas marinhas», e Cláudia Serra, investigadora do CIIMAR, que se debruçará sobre soluções feitas à medida para a aquacultura. O programa será completado por João Tasso de Sousa, professor do departamento ECE e chefe do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Submarinas (LSTS) – FEUP, que falará sobre robótica marinha, Samuel Méndez, director geral da Vigo Activo, que explicará as características do capital de risco como instrumento de investimento e Pablo Fernández Piñeiro, que encerrará os discursos com a história de sucesso dos Frigoríficos Mar da Pobra, uma empresa da qual é fundador e diretor-geral.
O dia terminará com o lançamento de alguns dos Projectos que estão a ser acelerados no programa de apoio ao empreendedorismo Sherpa Journeys do Sherpa do Mar, tais como Blue Bioprana, Fish & Food Technology e MytUniSex.
Todos os interessados em participar no evento podem inscrever-se gratuitamente, preenchendo o formulário disponível no sítio web do Sherpa do Mar.
Sobre Sherpa do Mar
Sherpa do Mar é um projeto integrado no Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal de Cooperação Transfronteiriça (POCTEP) 2014-2020, 75% cofinanciado por fundos FEDER, cujo objetivo é lançar uma rede transfronteiriça de empreendedorismo no domínio marítimo-marítimo e da economia azul, que favorece a geração de emprego e o aumento da competitividade das empresas através da promoção de empresas de base tecnológica.
Liderada pelo grupo REDE da Universidade de Vigo, conta com a participação do Campus do Mar e do Vice-reitorado de Investigação da Universidade de Vigo, do Consórcio da Zona Franca de Vigo, da Agência Galega de Inovação (GAIN) e das universidades de Santiago e A Coruña. Do lado português, participam a Associação de Transferência de Tecnologia Asprela (UPTEC), a Universidade do Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar (Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar).
Comunicado de imprensa