- O evento decorrerá de 28 a 30 de junho via streaming e irá abordar as últimas novidades em matéria de inovação e empreendedorismo em infraestruturas, portos e energias marinhas renováveis
- O seu objectivo é colocar o tecido empresarial e a comunidade científica da Galiza e do Norte de Portugal em contacto para a criação de sinergias e de novos empregos e oportunidades de negócio
- Acolherá reuniões de networking em colaboração com a maior rede europeia de apoio ao negócio em termos de inovação, competitividade e internacionalização
Quinta-feira, 24 de junho de 2021.- Sherpa do Mar celebra de 28 a 30 de junho o I Encontro Universidade-Empresa, dos três previstos no seu programa anual, e que reunirá os principais especialistas da área marítimo-marinha para abordar as últimas novidades em matéria de inovação e empreendedorismo em infraestruturas, portos e energias marinhas renováveis.
O evento, de carácter online, terá um dia central a decorrer no dia 29, e em que serão debatidos temas que afetam diretamente o futuro do setor, como a digitalização de portos, transporte marítimo, plataformas logísticas ou a eficiência e a política energética – energia das ondas, vento offshore, biomassa offshore, petróleo e gás offshore… -. Durante três dias o encontro será também complementado por encontros bilaterais de networking, organizados em colaboração com a Enterprise Europe Network, a maior rede europeia de apoio ao negócio ao nível da inovação, competitividade e internacionalização.
O objectivo deste ciclo de encontros Sherpa do Mar é promover a transferência de conhecimentos e fomentar uma rede de contactos entre o tecido empresarial do sector marítimo-marítimo e a comunidade de investigação da Galiza e do Norte de Portugal, o que permite criar sinergias e novas oportunidades trabalho e negócios.
O reitor da Universidade de Vigo, Manuel Reigosa, e o professor de Organização Empresarial da ECOBAS-Uvigo e investigador principal do Sherpa do Mar, Xosé H. Vázquez, ficarão a cargo da abertura do ato central na terça-feira 29, que terá lugar lugar a partir das 10h00. A seguir, Xoán Martínez, CEO da operadora logística Kaleido Ideas & Logistics, falará sobre casos de sucesso de inovação aberta, o mar e o futuro que está por vir. De seguida, Yolanda Falcón, diretora de Gestão de Investidos da Xesgalicia SGEIC, que falará sobre o tema “Capital de risco ao serviço dos empresários”. Fabio Represas, economista e gestor de projetos da Magallanes, vai focar a sua participação nos casos de sucesso alcançados, como parte da empresa, no desenvolvimento de projetos e comércio internacional na Ásia e na Europa, com a sua apresentação “Desbloqueando o futuro das energias renováveis” . Enrique Mallón, Secretário-Geral da Asime, que apresentará uma “Visão da indústria offshore na Galiza e da sua cadeia de valor”, encerrará os discursos.
O seminário será encerrado com a apresentação de alguns dos projetos que estão atualmente a ser acelerados no programa de apoio ao empreendedorismo Sherpa do Mar, Sherpa do Mar, e cujo desenvolvimento está mais avançado. Como é o caso da Basemar, focada na fabricação e comercialização de balizas com ancoragem ecológica para sinalização marítima e para parques de conquilicultura; Kersship, cujo objetivo é a reestruturação e otimização dos propulsores de proa de navios; COBS, com foco no desenvolvimento de sistema de alerta, identificação, monitoramento e flutuação de contentores marítimos; BIMA, que visa a criação de soluções tecnológicas baseadas em SIG; e ABZU, uma plataforma de operações portuárias baseada na tecnologia blockchain.
Sobre Sherpa do Mar
Sherpa do Mar é um projeto integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, cofinanciado 75% por fundos FEDER, cujo objetivo é lançar uma rede transfronteiriça de empreendedorismo no meio marinho domínio-marítimo e economia azul, que favorece a geração de empregos e o aumento da competitividade empresarial através da promoção de empresas de base tecnológica.
Liderado pelo grupo REDE da Universidade de Vigo, conta com a participação do Campus do Mar e da Vice-Reitoria de Investigação da Universidade de Vigo, do Consórcio Zona Franca de Vigo, da Agência Galega de Inovação (GAIN) e das universidades de Santiago e A Coruña. Por parte de Portugal, participam a Associação de Transferência de Tecnologia da Asprela (UPTEC), a Universidade do Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação da Marinha e do Ambiente (CIIMAR) e o Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar.
Saudações.
Gabinete de imprensa.
Nota de prensa